top of page
  • Foto do escritorÍmpar Comunicação

Tudo que você precisa saber para criar uma persona para seu negócio


O ano já está na metade e você ainda não está nem perto de alcançar aquela meta de vendas que planejou para 2018? Técnicas de marketing podem te ajudar a conquistar mais clientes e vender mais. Mas você já parou para pensar que pode estar falando com a pessoa errada? Como assim produção? Calma! A gente te explica. Para ter sucesso nas ações de marketing, é preciso definir seu público alvo e construir um discurso que vá ao encontro do que esse público espera ouvir.


Na produção de material para redes sociais de uma empresa existe um recurso interessante que facilita essa comunicação: a criação de uma persona, ou seja, a definição do cliente típico, com todas as principais características dos compradores. Neste post vamos te ajudar a construir a sua. Veja as dicas


1. Quem é seu público-alvo?


Pra quem você quer vender? Essa pergunta pode parecer óbvia, mas é sempre bom reforçar a importância de segmentar seu público-alvo. É sempre mais fácil atender à demanda de um grupo de pessoas com os mesmos interesses e objetivos, por isso defina com cuidado para quem sua campanha vai estar direcionada.


2. Defina seu cliente ideal (persona)


O próximo passo é definir sua persona. Diferentemente da segmentação feita no primeiro momento, este estudo vai além vai além de dados demográficos, como idade, local e sexo. Neste processo você deve levar em conta o comportamento do seu consumidor, suas atitudes, os objetivos, as necessidades, os hábitos e os interesses dele. Dessa forma, fica muito mais fácil alinhar a sua estratégia para corresponder às expectativas do cliente.


3. Qual seria a diferença entre persona e público-alvo?


Público-alvo é, de uma maneira geral, uma parcela abrangente da sociedade para quem você vende seus produtos ou serviços. Já a persona, é a representação do seu cliente ideal, de forma humanizada.


4. Mas afinal, como criar uma persona?


Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes.

Para ter essas informações é importante ter contato com o seu público-alvo e identificar características comuns entre os potenciais compradores. Se você possui uma base de clientes, pode começar suas investigações por aí. Mesmo que você tenha perfis diferentes de pessoas ou empresas que consumiram seu produto, alguns deles tendem a exemplificar a maioria.


5. Responda essas questões para criar sua persona:


Quem é o seu potencial cliente? (características físicas e psicológicas do responsável pela compra)

Qual seu nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos?

Por que tipo de assunto ele se interessa ?

Que tipo de informações ele consome e em quais veículos?

Quais são seus objetivos, suas dificuldades e desafios?


6. Agora sim.... definindo a persona. 


Detalhe o perfil do cliente a partir das respostas e preencha os itens abaixo:

Nome da persona (fictício)

Sexo

Idade

Cargo/Ocupação

Ramo de atividade

Nível de escolaridade

Meios de comunicação utilizados

Objetivos da persona

Desafios da persona


7. Como usar a persona nas minhas ações de comunicação?


Simples, a persona é um norteador para toda sua estratégia de marketing digital, afinal ela é seu potencial cliente. Quando você cria uma persona para sua empresa, pensar no tom e voz da comunicação fica muito mais fácil. Você vai poder fazer suas postagens nas redes sociais, por exemplo, pensando se eles atingirão o cliente certo.

Agora mãos a obra! Crie suas personas e conte pra gente quem é o seu cliente ideal. Se precisar de ajuda, estamos por aqui!

Até a próxima!!

46 visualizações0 comentário
bottom of page