• Bruna Oliva

Assessoria de Imprensa ainda é relevante em tempos de mídias digitais?

Cada vez mais os veículos de comunicação apostam em entrevistados que têm assessoria


Renata Catem, oftalmologista, concedendo entrevista para a jornalista Dyana Ribeiro, da TV Record

Sabemos que os veículos tradicionais, como jornais e TVs, são substituídos cada vez mais pelo consumo de notícias online. Mas nem por isso a assessoria de imprensa pode ser deixada de lado! A ascensão do marketing digital trouxe vantagens para diversas áreas, inclusive o jornalismo! Hoje, o cenário é de adaptação às novas demandas criadas pela Internet e, por isso, a geração de conteúdos requer integração de canais. É bem provável que, no Instagram, você siga a página de pelo menos um veículo tradicional para se manter informado sobre tudo o que acontece no Brasil e no mundo, não é mesmo? Ou acompanhe diariamente aquele podcast comandado por um veículo ou jornalista que goste muito. Mas a proposta para assessorias de imprensa, no cenário atual, é ir além. Precisam colocar o assessorado em evidência nos veículos tradicionais, mas também usar essa estratégia para potencializar o tráfego para um site ou blog. E como resultado, trazer muito mais visibilidade em diversas plataformas.


E não poderíamos deixar de falar sobre a importância de manter os porta-vozes da empresa realmente preparados para falar com a imprensa, um influenciador digital ou até mesmo se posicionar diante de um post que viralizou. Já parou para pensar que o porta-voz pode cometer deslizes, principalmente se não estiver familiarizado com as tendências e comportamentos da opinião pública? Isso sem contar que, hoje, as pessoas estão sempre prontas para gerar memes nas redes sociais, e aquela declaração ou entrevista,

sem o devido preparo, pode acabar transformando a instituição em uma grande chacota.


É para coibir situações constrangedoras e garantir que os porta-vozes se portem da melhor forma que o Media Training entra em ação. Uma preparação intensiva, que faz parte das estratégias de assessoria de imprensa, a fim de garantir a credibilidade do assessorado.


Também não podemos nos esquecer de que uma notícia na mídia tradicional ainda é sinônimo de grande confiabilidade, principalmente quando a empresa e seus representantes se posicionam como autoridades no assunto.

É por isso que INTEGRAR é a estratégia da vez!


Bruna Oliva é jornalista, com mais de dez anos de experiência em assessoria de imprensa.

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo